ORIENTAÇÕES DE ESTUDOS PARA O ENSINO RELIGIOSO NA REDE ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO: UMA EXPERIÊNCIA PARA A PANDEMIA E PARA A VIDA.

Authors

  • Deise Rose Neiba da Cruz Souza Author

Keywords:

Educação, Ensino Remoto Emergencial, Experiência

Abstract

O presente artigo objetiva analisar os conteúdos sistematizados e organizados em forma de Orientação de Estudos como recurso (s) didático (s) ao componente curricular Ensino Religioso, adotados no planejamento de continuidade de aulas pela rede estadual de ensino no Estado do 
Rio de Janeiro (Seeduc/RJ), no contexto pós isolamento social da pandemia da Covid-19. Tais recursos didáticos são de experiência autoral de professores e reúnem uma curadoria de materiais disponíveis no sítio eletrônico da Seeduc, apresentados por apostilas, podcast e vídeos, evidenciando o desafio do uso das tecnologias digitais como ferramentas no processo ensino-aprendizagem. As estratégias pedagógicas por meio do Ensino Remoto Emergencial, visavam a garantir a aprendizagem, diminuindo a distância provocada pelo isolamento e estimulando os discentes para o protagonismo em seus estudos. 

Clique aqui para baixar o artigo completo.

Author Biography

  • Deise Rose Neiba da Cruz Souza

    Professora de Ensino Religioso da Rede Estadual no estado do Rio, de Janeiro, Especialista em Ensino Religioso pela Escola Superior de Teologia (Faculdades EST), em São Leopoldo, RS. Especialista em Docência do Ensino Superior e Educação Profissional na Escola Superior de Teologia (Faculdades EST) e graduanda de Ciências da Religião na Escola Superior de Teologia (Faculdades EST).

Published

2025-09-19