A SABEDORIA BÍBLICA NAS AULAS DE ENSINO RELIGIOSO: CONSIDERAÇÕES DIDÁTICAS

Autores

  • Gisele Canário Autor/in
  • Humberto Herrera Contreras Autor/in

Palavras-chave:

Sabedoria bíblica. Ensino Religioso. Cidadania. Interculturalidade. Cultura de paz.

Resumo

O artigo aborda a sabedoria bíblica e suas possibilidades didáticas no componente curricular Ensino Religioso. Reconhece-a como patrimônio cultural que pode ser socializado e contribuir na formação para a cidadania. Inicialmente, situa-a no contexto temático da unidade textos sagrados e destaca seu potencial instrutivo e prático, em termos de valores e ética, empatia e compreensão intercultural e responsabilidade social. Na sequência, discorre sobre as possibilidades didáticas que podem ser realizadas com base nos saberes bíblicos e indica metodologias que favorecem essa mediação. A pesquisa é bibliográfica e apoia-se na experiência docente dos autores. Conclui que a sabedoria bíblica pode ajudar os estudantes a desenvolverem uma consciência crítica sobre as desigualdades sociais e a se engajarem na promoção da paz e da justiça, desde que seja lida e compreendida à luz dos valores marcados pela cultura humana e dos múltiplos contextos em que a literatura bíblica foi escrita, vivida e compreendida. 

Clique aqui para baixar o artigo completo. 

Biografia do Autor

  • Humberto Herrera Contreras

    Doutor em Educação. Graduado em Filosofia, 
    Pedagogia e Teologia. Participa na Comissão para a Cultura e Educação da 
    Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). É membro da Rede 
    Internacional de Filosofia Ecológica Integral e da Sociedade Brasileira de Cientistas 
    Católicos (SBCC).

Publicado

2025-09-19