ENSINO RELIGIOSO: CURRÍCULO, TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E AS FACES DE JESUS

Autores

  • Jessé Evangelista Guimarães Autor/in
  • Osvaldo Gomes de Lima Autor/in

Palavras-chave:

Ensino Religioso. BNCC. Currículo Paulista. Ensino Confessional Católico. Tendências pedagógicas.

Resumo

Neste trabalho, percorremos as principais tendências pedagógicas do século XX e suas repercussões no Ensino Religioso. Analisamos a Base Nacional Comum Curricular e o Currículo Paulista, pontuando além da abordagem pedagógica, as faces de Jesus que podem ser apresentadas nas aulas de Ensino Religioso, tendo em vista que o Brasil é um Estado laico e possui uma legislação específica, que garante o direito a todas as manifestações religiosas. Assim, a Rede Pública de Educação deve garantir um Ensino 
Religioso que fomente o diálogo e o respeito à diversidade, formando os discentes para o exercício pleno da cidadania. Analisamos, também, o Currículo de Ensino Religioso para a Escola Católica, que mantém sua tradição de educação, garantindo a disciplina de Ensino Religioso. 

Clique aqui para baixar o artigo completo. 

Biografia do Autor

  • Jessé Evangelista Guimarães

    Mestrando em Filosofia pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Pós-graduado em Ensino de Filosofia no Ensino Médio pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e Ensino Religioso, Práticas Pedagógicas em Ensino das Religiões pelo Centro Universitário Assunção (UNIFAI). Graduado em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção (UNIFAI).

  • Osvaldo Gomes de Lima

    Mestrando em Filosofia pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Pós-graduado em Ensino Religioso, Práticas Pedagógicas em Ensino das Religiões pelo Centro Universitário Assunção (UNIFAI). Graduado em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção (UNIFAI).

Publicado

2025-09-19