A IMPORTÂNCIA DA NOSTRA AETATE NA RELAÇÃO ENTRE JUDEUS E CRISTÃOS

Autores

  • Me. Luciano José Dias CCDEJ Autor/in
  • Cicero Gonsalves de Moura Autor/in

DOI:

https://doi.org/10.71114/CCDEJ.CadSion.2763-7859.2025v6n2a05

Palavras-chave:

Cisão, Antissemitismo, Nostra Aetate, Diálogo, Inter-religioso

Resumo

O diálogo inter-religioso é a ferramenta central da declaração Nostra Aetate promulgada no Concílio Vaticano II, ela norteia a necessidade da valorização e reconhecimento das outras manifestações religiosas, como condição sine qua non para a convivência harmoniosa entre as diversas religiões. A declaração evidência a relevância da identificação das raízes judaicas no Cristianismo, incentivando a aproximação entre Judeus e Cristãos, depois de séculos de separação, sendo assim podemos evidenciar este movimento como um dos objetivos da Nostra Aetate. O presente artigo busca compreender os motivos que implicaram na cisão religiosa entre estes grupos, analisar as consequências deste distanciamento ao longo dos séculos, evidenciando o papel da Igreja na construção do sentimento antissemita ao longo da história, bem como destacar as contribuições do Concílio Vaticano II e sobretudo da declaração, que destaca um vínculo espiritual, entre ambas as tradições religiosas.

Biografia do Autor

  • Me. Luciano José Dias, CCDEJ

    Doutorando em Teologia bíblica pela PUC-SP, pós-graduado em práticas pedagógicas de ensino religioso e em Cultura Judaico-Cristã, História e Teologia pela Universidade UNIFAI - Assunção SP e membro do Grupo de Pesquisa TIAT.

  • Cicero Gonsalves de Moura

    Licenciado em Estudos Sociais pela Universidade Cruzeiro do Sul com especialização em Coordenação Pedagógica pela UFSCAR.

Downloads

Publicado

2025-12-20