O ROSTO DE JESUS DESEJADO PELO VATICANO II

Autores

  • Fabíola Weber Autor/in
  • Estevão Oliveira de Souza Autor/in

Palavras-chave:

Vaticano II, Nostra Ætate, Diálogo judeu-cristão, renovação da catequese.

Resumo

Dentro do grande acontecimento eclesial que foi o Vaticano II, a Igreja pode olhar para si mesma e fazer as reformas necessárias para responder e dar razões de sua fé ao mundo atual. Nessa perspectiva, apresentou uma nova forma de olhar para as relações com o judaísmo e trouxe à superfície a questão da identidade de Jesus. Essa questão, uma vez posta, exigiu respostas práticas, que podem ser dadas pela catequese, pois a Igreja deseja que as origens de Jesus, as mesmas da Igreja, não passem mais despercebida pelo povo de Deus. Com isso, nosso estudo discute os documentos, que abordam as relações da Igreja com o povo judeu e, com base no número quatro da Declaração Nostra Ætate, visita a caminhada da catequese com o Vaticano II, a partir dos documentos, propondo uma 
apresentação de Jesus no interior das raízes judaicas.  

Clique aqui para baixar o artigo completo. 

Biografia do Autor

  • Fabíola Weber

    Fabíola Weber, Mestra em Teologia Bíblica, pela Puc-SP, Especialista em Cultura Judaica-Cristã História e Teologia (Unifai), graduada em Teologia (Umesp), e em Comunicação Social - Relações Públicas (Umesp). Membro do grupo de Pesquisa Arqueologia do Antigo Oriente Próximo, Universidade Metodista de São Paulo (CNPQ) e do grupo Tradução e Interpretação do Antigo Testamento, Puc - São Paulo. Concentra seus estudos na área do Antigo Testamento.

  • Estevão Oliveira de Souza

    Estevão Oliveira de Souza, Religioso da Congregação de Nossa Senhora de Sion. Especialização em Cultura Judaico-Cristã, História e Teologia pelo Centro Cristão de Estudos Judaicos – SP. Possui graduação em Filosofia pela Faerpe e graduação em Teologia pelo ITESP.

Publicado

2025-09-19