A FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES DE ENSINO RELIGIOSO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL, ANOS INICIAIS, A PARTIR DE UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS

Autores

  • Magno de Carvalho Xavier Autor/in

Palavras-chave:

Ensino Religioso; Formação Continuada; BNCC; Livros Didáticos Nautas.

Resumo

A pesquisa tem por objeto a Formação Continuada de Professores(as) para o Ensino Religioso. Para isso, apresentaremos o projeto adotado pela Rede Salesiana Brasil de Escolas para o Ensino Religioso, que culminou na formulação de documentos sobre a disciplina, na criação da coleção de livros didáticos, que se coloca como coerente com a BNCC e no Ciclo de Formação Continuada realizado pela Rede, entre os anos 2020 e 2022. 
O material didático Nautas, para os anos iniciais do Fundamental, foi a principal referência utilizada no Ciclo formativo para os docentes da área, por isso, será analisado em nosso trabalho. Utilizamos a pesquisa bibliográfica a fim de analisarmos algumas obras de autores 
que tratam do tema da Formação Continuada de docentes, dentre eles, Francisco Imbernón e especialistas que pesquisam o tema do Ensino Religioso, segundo a BNCC, dentre eles, Sérgio Junqueira. Ao apresentar a experiência realizada na Rede Confessional Salesiana com o Ensino Religioso, espera-se contribuir para a reflexão sobre a importância da 
Formação Continuada de Docentes, na perspectiva da BNCC. 

Clique aqui para baixar o artigo completo.

Biografia do Autor

  • Magno de Carvalho Xavier

    Mestre em Ciências das Religiões - UFPB, Especialista em Estudos Judaicos e Filosofia da Religião, graduado em Teologia (bacharelado) e Filosofia (licenciatura).

Publicado

2025-09-19