A INFIDELIDADE DOS JUDEUS: JOÃO 12,37-43  E SUA RELEITURA DE ISAÍAS 53,1 e 6,9-10

Autores

  • Waldecir Gonzaga Autor/in
  • Paulo Cesar Machado Faillace Autor/in

Palavras-chave:

João. Incredulidade. Judeus. Isaías. Uso do AT no NT. Glória.

Resumo

 Nas inúmeras intervenções realizadas ao longo da história do povo israelita, Deus se autorrevela como aquele que liberta e salva. Seu braço forte se manifesta na libertação da escravidão do Egito e em tantos e grandiosos outros eventos salvíficos. Contudo, a fé do povo nunca se mostrou robusta e inabalável. A pertinaz incredulidade deste povo 
prolonga-se ainda no tempo de Jesus Cristo. Mesmo tendo visto uma multiplicidade de seus sinais, a dureza de seus corações persistia e não acreditava nele como o Cristo, o Messias que cumpria as Escrituras. Segundo a perspectiva da perícope Jo 12,37-43, este artigo tem por objetivo mostrar que a citação das duas passagens do profeta Isaías atesta 
e reforça a antiga e obstinada situação de incredulidade do povo israelita frente às ações salvíficas de Deus e que, ao citá-las, o evangelista resgata a continuidade da dureza de seus corações, que os impede de ver em Jesus o Cristo, o enviado do Pai. Alguns passos do método histórico-crítico serão adotados, como a tradução segmentada e a estrutura da perícope. Uma comparação entre as citações nos idiomas em que foram escritas e um breve confronto entre sinais (João) e parábolas (Sinóticos) serão apresentados. Uma síntese do inter-relacionamento destas citações com a perícope Jo 12,37-43 leva a uma leitura em chave messiânica e ao reconhecimento de Jesus Cristo como o Filho, predito pelos profetas e o Messias enviado pelo Pai para a salvação da humanidade. 

Clique aqui para baixar o artigo completo. 

Biografia do Autor

  • Waldecir Gonzaga

    Waldecir Gonzaga, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma, Itália) e Pós-Doutorado pela FAJE (Belo Horizonte, Brasil). Diretor e Professor de Teologia Bíblica do Departamento de Teologia da PUC-Rio. Criador e líder do Grupo de Estudos Análise Retórica Bíblica Semítica, credenciado junto ao CNPq.

  • Paulo Cesar Machado Faillace

    Paulo Cesar Machado Faillace, Mestrando em Teologia Bíblica junto à mesma Universidade. Bacharel em Teologia pela Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro. Membro do Grupo de Pesquisa de Análise Retórica Bíblica Semítica, constante no Diretório do CNPq.

Publicado

2025-09-19