FULIGEM:  Econarratividades em Ex 9,8-12

Autores

  • Matthias Grenzer Autor/in
  • Petterson Brey Autor/in

Palavras-chave:

Narrativa exodal. Catástrofe ambiental. Bíblia e ecologia.

Resumo

 Dentro da narrativa exodal, o episódio sobre o sexto sinal e/ou prodígio ocorrido no Egito faraônico apresenta uma catástrofe ambiental (Ex 9,8-12). No caso, o poder opressivo e toda a sociedade egípcia são confrontados com o ar poluído. De acordo com a perspectiva religiosa do texto bíblico, por sua vez, o acontecimento é compreendido como palavra de Deus, que procura motivar o rei egípcio a desistir de sua política escravista e a libertar os hebreus a ele subjugados. A investigação se interessa, sobretudo, pela questão de como a pequena narrativa poética, a partir de seu olhar para as dimensões socioambientais da realidade, chega a refletir sobre Deus. Com isso, o estudo se encaixa no âmbito daquelas pesquisas que hoje, comumente, são chamadas de “leitura verde” da Bíblia. Procura-se pela 
contribuição dessas tradições literárias milenares às questões ecológicas, as quais, em princípio, são ecoteológicas. 

Clique aqui para baixar o artigo completo. 

Biografia do Autor

  • Matthias Grenzer

     Matthias Grenzer é Doutor em Teologia pela Faculdade de Filosofia e Teologia St. Georgen em Frankfurt, Alemanha, e Mestre em História pela PUC-SP. Leciona na Faculdade de Teologia da PUC-SP e lidera o Grupo de Pesquisa TIAT (Tradução e Interpretação do Antigo Testamento).

  • Petterson Brey

     Petterson Brey, Doutorando e Mestre em Teologia pela PUC-SP. Pós-graduado em Interpretação e Ensino da Bíblia pelo SALT (Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia). Membro do Grupo de Pesquisa TIAT (Tradução e Interpretação do Antigo Testamento) CNPq da PUC-SP. Bolsista CAPES.

Publicado

2025-09-19