NENHUMA RELIGIÃO É UMA ILHA:  DIALOGO RELIGIOSO NA PERSPECTIVA DE ABRAHAM JOSHUA HESCHEL

Autores

  • Maria Cristina Mariante Guarnieri Autor/in

Palavras-chave:

Fé, Ecumenismo, Heschel, Judaísmo, Cristianismo.

Resumo

Esse artigo apresenta uma reflexão a partir de um ensaio de Abraham Joshua Heschel, intitulado Nenhuma religião é uma ilha, que foi originalmente elaborado como discurso inaugural no Union Theological Seminary. 
Nesse texto, Heschel desenvolve a ideia de que a interação entre judeus e cristãos é urgente e necessária para desenvolver uma espiritualidade capaz de remover traços que idolatram e idealizam conceitos que resultam em regimes despóticos como o nazismo. Para ele nenhuma religião é uma ilha, pois estamos todos comprometidos um com o outro, a traição espiritual de um afeta a fé de todos. Nosso intuito nesse ensaio é trabalhar com a ideia da fé como base de um ecumenismo que, para o autor, torna-se urgente contra o niilismo que cresce em extensão e está influenciando o mundo todo.

Clique aqui para baixar o artigo completo.

Biografia do Autor

  • Maria Cristina Mariante Guarnieri

    Maria Cristina Mariante Guarnieri é graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo -PUC-SP, mestrado e doutorado em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São 
    Paulo- PUC-SP. Psicóloga clínica, atuando principalmente em Consultório Particular; docente do IJEP- Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa, nos cursos de especialização em Psicologia Junguiana, Psicossomática e Arteterapia; Pesquisadora do Grupo do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia, LABÔ- PUC/SP, coordenando os grupos de "Jung e a filosofia da Religião" e o grupo de "Morte e Pós-Morte".  Autora dos livros: Do fim ao começo, falando de morte e luto para adolescente, pela Editora Paulinas e Angústia e Conhecimento: uma reflexão a partir do pensador religiosos, pela Editora Reflexão, além de diversos artigos e capítulos de livros. 

Publicado

2025-09-19