AS REPRESENTAÇÕES DE ISRAEL NO CURRÍCULO ESCOLAR BRASILEIRO: PANORAMA E DESAFIOS

Autores

  • Emerson Cardoso Faustino Ribeiro Autor/in

Palavras-chave:

Israel. Judaísmo. BNCC. História. Ensino Religioso.

Resumo

O presente artigo visa a identificar, no currículo escolar brasileiro, os momentos em que o Judaísmo é citado nas disciplinas de História e de Ensino Religioso, para promover novas perspectivas aos docentes destas disciplinas, possibilitando uma melhor formação dos estudantes. Consideram-se, também, os objetivos de cada uma dessas disciplinas, segundo a Base Nacional Comum Curricular e os recursos extraclasse, que podem ser usados pelos professores para trabalhar os elementos culturais do povo judeu. Buscando referências nas obras de especialistas das áreas, procura-se apresentar os desafios relacionados aos temas “Israel” e “Judaísmo” e os enfoques mais relevantes para as discussões que ocorrem 
atualmente. O objeto de estudo, portanto, é o currículo escolar, com a forma que apresenta os temas e, a partir disso, como o docente pode preparar suas atividades e inovar, quando possível, trazendo novas dimensões ao discente, que deve atingir o objetivo final de conhecer 
o judaísmo e ser capaz de estabelecer diálogos entre realidade e estudo, visando ao convívio harmonioso. 

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Biografia do Autor

  • Emerson Cardoso Faustino Ribeiro

    Graduado em Teologia, em História e Letras: Português e Inglês. É Professor de Inglês do Colégio São José dos Padres de Sion – SP e estudante do Curso de Cultura Judaico-Cristã, História e Teologia do Centro Cristão de Estudos Judaicos (CCDEJ) em São Paulo.

Publicado

2025-09-19