DA POLARIZAÇÃO E DO DISTANCIAMENTO ÀS POSSIBILIDADES DO ENCONTRO

Autores

  • Fernando Gross Autor/in
  • José Amarante Autor/in

Palavras-chave:

Judaísmo; Cristianismo; Diálogo Inter-religioso.

Resumo

Polarização e distanciamento podem ser revertidos. Quando o esforço comum de dialogar supera o ensino de dois mil anos de desprezo, isso pode servir de incentivo à aproximação. A evolução histórica do diálogo entre Cristãos e Judeus, aponta sua formalização no Século XX com a atribuição, primeiramente à comunidade Cristã, de dar passos relevantes para mitigar a polarização, e em um segundo momento de estabelecer compromissos de ambas as partes e com a inclusão potencial de outras tradições. Finalmente aponta a evolução do diálogo dialético para o dialógico, uma emergência atual para vivermos como irmãos, para nos 
encontrarmos como sujeitos, dialogando sobre nós próprios, e não sobre nossas opiniões. A vida não é estática e o futuro é imprevisível, e apenas o diálogo permitirá evoluir para uma sociedade humana mais fraterna, comprometida com a preservação do planeta, o que é cada vez menos opcional, e sim obrigatório. 

Clique aqui para baixar o artigo completo.

Biografia do Autor

  • Fernando Gross

    Sacerdote Católico. Mestre em Teologia pela PUC-SP; Doutorando em Teologia pela PUC-SP, professor no CCDEJ. Membro da Comissão Nacional do Diálogo Católico Judaico – DCJ. 

  • José Amarante

    Rabino pelo AOP–Alliance for a Jewish Renewal; Engenheiro Civil pela UFRJ e Mestre em Administração de Empresas pela FGV-EAESP. Membro da Comissão Nacional do Diálogo Católico Judaico – DCJ. Líder da chavurah HALELU de São Paulo, SP.

Publicado

2025-09-18