AS RELAÇÕES ENTRE JUDAÍSMO E CRISTIANISMO RETRATADAS NA PINTURA DE CARL HEINRICH BLOCH

Autores

  • Dr. Donizete Luiz Ribeiro, NDS Centro Cristão de Estudos Judaicos Autor/in
  • Daniela Caselle Catanzaro Guimarães Autor/in

DOI:

https://doi.org/10.71114/CCDEJ.CadSion.2763-7859.2025v6n2a10

Palavras-chave:

Maria, Isabel, Judaísmo, Cristianismo, Pintura

Resumo

A partir da análise dos elementos estilísticos existentes na pintura intitulada “O encontro de Maria e Isabel” do renomado artista dinamarquês Carl Heinrich Bloch, é possível refletir sobre a importância do Judaísmo para uma melhor compreensão do Cristianismo a partir de suas raízes. Uma vez que Jesus viveu inserido na comunidade judaica, a obra de Bloch representa uma bem sucedida demonstração da importância da cultura judaica para o Cristianismo na medida em que forneceu bases importantes para o seu nascimento. Contudo, a origem da relação conflituosa entre as duas religiões remonta aos primórdios, quando o Cristianismo nascente era visto apenas como uma vertente do judaísmo. O modo como a figura da visitação foi retratada ao longo dos séculos nos permite compreender não só a influência das escolas artísticas, mas também a influência da mentalidade reinante na Igreja sobre a posição do Cristianismo frente ao Judaísmo, mormente após o Concílio Ecumênico de Trento, que ditou uma maior padronização nas reproduções artísticas e impôs a observância do aspecto catequético cristão.  Embora o cristianismo nascente represente um novo agir salvífico de Deus, o patrimônio comum favorece a unidade entre ambos e tem potencial para culminar no abraço afetuoso que Isabel está prestes a oferecer à Virgem Maria, conforme representado na tela produzida pelo artista dinamarquês, que viveu no século XIX,  marcado pelo surgimento do antissemitismo racial que se espalhou pela Europa e possui suas raízes no antijudaísmo que se manteve vivo ao longo dos séculos e contra o qual a Igreja tardou em se opor formalmente. A obra de Bloch, portanto, é um sopro de esperança e um convite ao convívio fraterno entre cristãos e seus “irmãos mais velhos na fé”.

Biografia do Autor

  • Dr. Donizete Luiz Ribeiro, NDS, Centro Cristão de Estudos Judaicos

    Doutor em Teologia com concentração em estudos judaicos pelo ICP (Instituto Católico de Paris), possui mestrado em Teologia pela mesma Universidade. Atualmente, é professor agregado da PUCRIO e Diretor Acadêmico do CCDEJ – Centro Cristão de Estudos Judaicos de São Paulo. Editor da Revista Cadernos de Sion e membro do Conselho Editorial da Coleção de livros Judaísmo e Cristianismo. Líder do Grupo de Pesquisa: Ecos da Torah/Escritura nos Evangelhos e na literatura paulina.

  • Daniela Caselle Catanzaro Guimarães

    Servidora pública do Tribunal de Justiça de São Paulo; graduada em Direito pela Universidade Mackenzie; Pós-graduada em Direito do Consumidor pela Escola Paulista da Magistratura e em Cultura Judaico-Cristã, história e teologia pelo Centro Cristão de Estudos Judaicos-SP.

Downloads

Publicado

2025-12-20