A AMIZADE NAS PERSPECTIVAS DO PRIMEIRO E SEGUNDO TESTAMENTOS: Uma análise de textos – Prov 17, Eclo 6, e Jo 15,15.

Autores

  • Emerson Cardoso Faustino RIBEIRO Autor/in

Palavras-chave:

Amizade. Provérbios. Sirácida. João. Amigo.

Resumo

A intenção deste artigo é observar o conceito de amizade dentro de textos selecionados do Primeiro e do Segundo Testamentos, fazendo uma leitura analítica do contexto histórico na época dos escritos e uma interpretação da intenção dos autores na transmissão para as comunidades posteriores. Considerando as análises exegéticas de autores contemporâneos, procura-se estabelecer relações entre as passagens escolhidas – Provérbios 17,17; Sirácida 6,14-17 e João 15,15 – e suas implicações para a vida cotidiana e as relações sociais, conforme a Campanha da Fraternidade de 2024, que foi proposta pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), 
juntamente com a encíclica papal Fratelli Tutti, quer suscitar dentro da realidade brasileira. O objeto de estudo deste artigo é, portanto, a visão que aparece nas Escrituras sobre a amizade e como devemos realizar essa leitura. 

Clique aqui para baixar o artigo completo. 

Biografia do Autor

  • Emerson Cardoso Faustino RIBEIRO

    Graduado em Teologia e em História É Professor de Inglês do Colégio São José Sion Ipiranga – SP e aluno do Curso de Pós-Graduação em Sagradas Escrituras do Centro Cristão de Estudos Judaicos (CCDEJ) em São Paulo.

Publicado

2025-09-19