AS QUATRO ESPÉCIES (LULAV) NA FESTA DE SUKKOT

Authors

  • Paulo Antônio Alves Author
  • Lucas de Andrade Flor Santos Author

Keywords:

Quatro Espécies (Lulav). Sukkot. Água Viva

Abstract

 O presente trabalho busca apresentar o rito do Lulav e sua simbologia dentro da festa de Sukkot. Propõe uma visão geral do tema, no que tange à sua história e à sua prática. O Lulav é fruto da experiência de fé do Povo de Israel ligada à festa de Sukkot: “a festa do Senhor” (Lv 23,39.41). O seu cenário é escatológico.  Para a Teologia cristã, Jesus também vive e cumpre, na sua totalidade, as exigências e a compreensão da festa e de seus ritos, conforme apresentado no quarto Evangelho atribuído a João. Lembramos aqui que o rito do Lulav não aparece explicitamente no Novo Testamento, mas nele é possível encontrar traços desse rito. 

Clique aqui para baixar o artigo completo. 

Author Biographies

  • Paulo Antônio Alves

    Paulo Antônio Alves, Religioso da Congregação de Nossa Senhora de Sion; doutorando em Teologia, na área de Bíblia, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP, Campus Ipiranga. Licenciatura plena em Filosofia pela UNIFAI e em Letras pela Universidade Braz Cubas. Docente do Centro Cristão de Estudos Judaicos (CCDEJ).

  • Lucas de Andrade Flor Santos

     Lucas de Andrade Flor Santos, Noviço da Congregação de Nossa Senhora de Sion; graduado em Filosofia pela Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM); discente do Centro Cristão de Estudos Judaicos (CCDEJ).

Published

2025-09-19