BÍBLIA HEBRAICA, DIREITOS HUMANOS E ECOLOGIA

Authors

  • Petterson Brey Author
  • Marcela Bittencourt Brey Author

Keywords:

Bíblia e Ecologia. Bíblia e Direitos Humanos. Direitos Humanos e Ecologia.

Abstract

O presente artigo se propõe a estabelecer uma mesa de diálogo entre a sabedoria que eflui do mundo narrado – constituinte do arcabouço literário contextual à legislação do Antigo Israel – e o pensamento dos Direitos Humanos, na contemporaneidade, acerca dos temas da ecologia e do bem-estar social. Propõe-se o entendimento de que, em ambos os espectros de 
pensamento, lógicas de exploração da natureza são sintomáticas de relações humanitárias pautadas por injustiças e opressão social. É perceptível, outrossim, que tanto a Bíblia Hebraica quanto os Direitos Humanos, na atualidade, investem no ideal de um reset eco social, segundo o qual posturas autocráticas devem ser subvertidas por relações humanas pautadas pela responsabilidade e pela solidariedade mútua entre as pessoas, bem como pelo cuidado da natureza como casa comum da humanidade. 

Clique aqui para baixar o artigo completo.

Author Biographies

  • Petterson Brey

    Petterson Brey, Doutorando e Mestre em Teologia pela PUC-SP. Pós-graduado em Interpretação e Ensino da Bíblia pelo SALT (Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia). Membro do Grupo de Pesquisa TIAT (Tradução e Interpretação do Antigo Testamento) CNPq da PUC-SP. Bolsista CAPES.

  • Marcela Bittencourt Brey

     Marcela Bittencourt Brey, Mestra em Direitos Humanos pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Pós-graduada nas áreas de: Direito Penal; Direito do Trabalho e Processo do Trabalho; Direito Médico e da Saúde. Pesquisadora da Cátedra Jean Monnet – União Europeia – da Universidade Federal de Uberlândia. Membra do Instituto Iberoamericano de Estudos Jurídicos – IBE -ROJUR- Portugal. Advogada.

Published

2025-09-19