O CALENDÁRIO ANUAL DAS FESTAS BÍBLICO-JUDAICAS E SUA INFLUÊNCIA NA LITERATURA NEOTESTAMENTÁRIA E NA LITURGIA CRISTÃ1

Autores

  • Waldecir GONZAGA Autor/in

Palavras-chave:

Festas judaicas. Miqra hakodesh. Páscoa. Cristo sumo Sacerdote. Kippur. Pentecostes.

Resumo

Geralmente os cristãos, sejam católicos ou de outras tradições, não conhecem bem a vida litúrgica de Israel. No entanto, as manifestações festivas de Israel estão presentes nas Escrituras e são fundamentadas e embasadas na própria Palavra de Deus. Por isso, elas influenciaram, de maneira direta, a literatura neotestamentária e a tradição cultual da Igreja primitiva, e essa influência perdura até hoje.   O objetivo do presente artigo é fazer uma abordagem das festas bíblico-judaicas, mencionadas nas Escrituras, com o intuito de mostrar como as tradições judaicas influenciaram a teologia do Novo Testamento e a liturgia Cristã. Para se chegar a tal meta, primeiramente, realizar-se-á um estudo do sentido para o povo da Bíblia, de se fazer uma festa dedicada a Deus; em seguida, estudam-se as festas de Páscoa, Pentecostes e Kippur, sempre objetivando detectar seus traços no Novo Testamento e na liturgia cristã.  Com isso, o presente estudo sugere que o conhecimento do judaísmo se torna fundamental para melhor se compreender o universo teológico do Cristianismo. Sem um prévio conhecimento das tradições bíblico judaicas, certos conceitos teológicos do Novo Testamento, bem como da liturgia cristã, tornam-se incompreensíveis. 

Clique aqui para baixar o artigo completo. 

Biografia do Autor

  • Waldecir GONZAGA

    Doutor e Mestre em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma, Itália). Dois Pós-Doutorados: pela FAJE (2017) e pela PUC-RS (2025). 
    Atualmente é diretor e professor de Teologia Bíblica do Departamento de Teologia da PUC Rio. É criador e líder do Grupo de Pesquisa Análise Retórica Bíblica Semítica, credenciado junto ao CNPq.

Publicado

2025-09-29 — Atualizado em 2025-09-22