GRUPOS JUDAICOS NA ORIGEM DO CRISTIANISMO: FARISEUS, SADUCEUS E ESSÊNIOS

Autores

  • Manoel Ferreira de Miranda Neto Autor/in
  • Silvano Alves dos Santos Autor/in

Palavras-chave:

Sagradas Escrituras. Fariseus. Saduceus. Essênios. Cristianismo.

Resumo

Este artigo de caráter científico tem como objetivo fazer uma apresentação bíblica e literária que contemple o papel dos Grupos Judaicos na origem do Cristianismo: Fariseus, Saduceus e Essênios. Nesta abordagem, veremos o papel e a importância da ação e atuação dos Fariseus e Saduceus com suas crenças, costumes e influência que esses tiveram tanto na vida do povo, quanto na história de Israel. Se de um lado temos o grupo dos Fariseus, 
totalmente preocupado em viver a consagração e religião e o cumprimento da Torá, visto como homens separados e ligados à vivência da santidade. Por outro lado, teremos os Saduceus, visto como classe sacerdotal dominante que visam a todo momento o status e o poder, tornando uma estrutura social e restrita advogando-os como classe predominantemente reformistas ao dos fariseus. Em paralelo a estes grupos, temos os 
Essênios, visto pelos historiadores como os piedosos que refutam mais tarde, o posicionamento de ambos os grupos (Fariseus e Saduceus) e vão para o deserto viverem isolados. Organizam-se e vivem em comunidade monástica, colocando em prática suas crenças e costumes dentro de um parâmetro que valorize seu carisma e estilo de vida. Essa realidade, influenciará também o cristianismo primitivo, assemelhando de forma peculiar, a forma de viver, atuar e se organizarem como comunidade que visa à vida comum de quem tem o livre propósito de viver a sua vocação de forma estritamente específica, como descreve os estudos da Comunidade de Qunrâm, totalmente despojada sem nenhum interesse de ter mérito humano, mas sim, o divino. 

Clique aqui para baixar o artigo completo.

Biografia do Autor

  • Manoel Ferreira de Miranda Neto

    Manoel Ferreira de Miranda Neto, Padre Religioso da Congregação Nossa Senhora de Sion, Possui mestrado em Teologia Dogmática com concentração em Bíblia pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção. Graduado em Filosofia - Faculdades Associadas Ipiranga e em teologia - Institut Catholique de Paris. É membro do Conselho Científico da Revista Científica Cadernos de Sion e membro do Conselho Editoral e Consultivo da Coleção de Livros Judaísmo e Cristianismo.

  • Silvano Alves dos Santos

    Silvano Alves dos Santos, Padre religioso do Instituto Missionário São José. Bacharel em Filosofia pela Universidade de Taubaté (UNITAU) e Teologia pela Faculdade Denhoniana (Instituto do Sagrado Coração de Jesus). Cursou Cultura Judaico-Cristã, História e Teologia, Sagradas Escrituras como alma da Teologia Judaico Cristã no Centro Cristão de Estudos Judaicos. Atualmente trabalha na Paróquia Nossa Senhora da Livração, assessor do setor juventude da região Santana.

Publicado

2025-09-19